Só Templates

Créditos



Layout by



quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Conclusão: A etapa final do projeto.

Hoje a nossa postagem é de "encerramento" do projeto que nos cercou durante todo o ano de 2009, o projeto consistia em meio ambiente e pricipalmente em concientização que foi a palavra chave de todos os trabalhos apresentados. No nosso grupo não foi diferente, o foco era concientizarmos do mal que estamos fazendo para o ecosistema do nosso planeta e para os primeiros habitantes da terra, os animais.
Como conclusão o grupo do segundo ano do Colégio Santa Inês de Porto Alegre - RS, se dirigiu a Montevideo - Uruguai, para vermos como este assunto é tratado em outro país com cultura e hábitos diferentes dos nossos. Lá, a nossa tarefa era entrevistar os nativos,fazendo cinco perguntas sobre o assunto do nosso trabalho (animais em extinção), e na volta compararmos com os dados recolhidos no Brasil (foi organizado desta maneira pois um integrante do grupo não viajou ao Uruguai).

Depois de contabilizarmos as alternativas escolhidas pelos brasileiros e uruguaios, fizemos um gráfico para mostrarmos as respostas, que se encontram separadas pela sigla do país.

A primeira pergunta era: "Você sabe se no seu país existem animais em extinção?"

Percebemos que em ambos países as pessoas sabem dos danos que já causamos aos animais e suas consequências.Nenhuma pessoa respondeu que não existem animais em extinção, outra realidade vista no gráfico é o fato de 13% dos entrevistados brasileiros não saberem que existem animais em extinção em todo o território nacional, índice que no Uruguai diminui substancialmente para 3%. Uma curiosidade é o fato do gráfico brasileiro marcar que 20% dos entrevistados acham que existem poucos animais extintos no país e no Uruguai 14% diferença de certa forma expressiva pois o território uruguaio é extremamente inferior ao território do Brasil.
A segunda pergunta era:"Existem ações possíveis para evitar a extinção dos animais no seu país?"

Novamente, em ambos países tivemos respostas conscientes, a média de 6,5% dos entrevistados acha que não há como evitar a extinção das espécies, média baixa porém um pouco desestimulante, nessa questão, todos tinham uma opinião formada a média de pessoas que alegavam não saber foi de 0%.
A idéia de que podemos ajudar somente participando de ONG'S é antiquada e incorreta, podemos e devemos ajudar não adquirindo roupas e certos objetos vindos de animais, como casacos de pele e couro. Porém as ONG'S continuam sendo essenciais na luta contra a extinção dos animais, inclusive que tiver curiosidade e quiser se informar sobre estas organizações, aconselhamos que leiam o nosso penúltimo post que falava sobre este assunto.


A terceira pergunta dizia:"Qual o fator que mais influencia na extinção dos animais?"


Esta pergunta foi a que mais nos surpreendeu, 0% das pessoas entrevistas disseram não saber quais fatores mais influenciavam. O grande campeão em ambos países foi o aquecimento global, que causa cerca de 50% da extinções dos animais no mundo. Logo após vemos os incêndios que também influem na camada de ozônio e consequentemente no aquecimento global, seguido pela alimentação humana e pela falta de bosques.

A quarta pergunta era: Existem reservas ambientais no seu país?


A média de respostas positivas foi muito alto nos dois países e o índice de respostas negativas foi nulo. O dado intrigante desta pergunta é se existem muitas ou poucas.
No Uruguai existem poucas reservas ambientais, a mais famosa se chama Cabo Pollonio, então podemos perceber que os Uruguaios estão realmente informados neste assunto.
Porém os brasileiros não, extistem centenas de reservas ambientais ao longo do território nacional, e de acordo com a pesquisa, 73% acreditam que existam poucas reservas. Quem ficou com curiosidade sobre o assunto e gostaria de saber onde fica a reserva ambiental mais próxima da sua casa pode conferir no nosso quinto post.


A quinta e última pergunta dizia:" Quais são os meios de comunicação utilizado por você para pesquisar sobre oa animais em extinção?"

Nesta questão, as respostas foram muito divididas, porcentagens pequenas porém a internet se destacou, como estamos na era virtual, não foi uma grande surpresa, no Brasil foi uma maioria esmagadora 60%, já no Uruguai foi uma situação mais parelha 33%.
Com as respostas brasileiras ficamos felizes em saber que todos os entrevistados de uma maneira ou de outra pesquisam sobre o assunto, tem interesse o índice no Brasil foi nulo.
Porém no Uruguai foi um índice um pouco alto dada as circunstâncias, 9% das pessoas não pesquisa sobre o assunto, índice igual ao de quem pesquisa em Livros e superior a quem pesquisa com o auxilio do rádio.

A pesquisa serviu basicamente como uma confirmação do que havíamos previsto, pessoas conscientes porém desinteressadas, não vimos só dados negativos, pelo contrário, a entrevista serviu também como fonte de esperança, pois vimos que ainda existem pessoas que acreditam que podemos reverter esta situação, inclusive sabem como acabar com o problema, agora basta só o conhecimento sair da mente e do papel e tornar-se presente na rotina de todos nós, habitantes do planeta Terra.

Gostaríamos de agradecer aos professores e a todos que colaboraram com o andamento do nosso projeto, ficamos extremamente gratos pela oportunidade de aprendizado que vocês nos propiciaram. Queremos agradecer também a todos que visitaram o blog (quase 2.000 pessoas) e dizermos que para quem não consegue visualizar o blog pode olhar o nosso perfil no Orkut, lá pode se ver todos os post's e comentários dos outros blogueiros.

Agora postaremos fotos dos momentos da entrevista em Montevideo na Plaza de La Independencia e na Cidade Velha.











3 comentários: